O que é?
A abdominoplastia é o procedimento que se retira o excesso de pele e gordura abdominal, e em quase na maioria dos casos, também é realizado o reforço da musculatura abdominal (correção da diástase de músculo reto abdominal). O excesso de pele retirado geralmente está localizado abaixo da região umbilical.
Entenda mais:
Um abdome liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforçam para ter através de exercício físico e controle de peso. Porém, mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protraído, frouxo e flácido.
As causas mais comuns destas situações incluem:
Importante: A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a programa adequado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele adicional que será removida, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo.
Como se preparar:
O procedimento:
VAMOS CONFERIR O PASSO A PASSO?
Recuperação:
Após a alta é importante o paciente se manter em posição semi-fletida para evitar tração nas incisões. Ao longo do tempo o paciente poderá ir aos poucos adotando uma posição ereta. O banho é liberado após 48h e deverá ser realizado juntamente com ajudante. O uso de meias de compressão e a malha modeladora são imperativos e devem ser utilizados por 15 e 30 dias, respectivamente. Os pontos são retirados após 14 dias no caso do umbigo e a incisão abdominal é realizada com fio absorvível. Exercícios físicos sao iniciados a partir de 30 dias porém dependerão da recuperação e da evolução do paciente.
Dr. Leonardo Possamai é médico cirurgião plástico, atua em Porto Alegre – RS. Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Atua nos mais diversos procedimentos de cirurgia plástica, como abdominoplastia, ginecomastia, cirurgias mamárias entre outras.