Lipoaspiração / Lipoescultura

 

LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA

O contorno corporal é uma área de bastante interesse, tanto para homens e mulheres. Apesar de realizar dieta regrada e exercícios físicos, diversas pessoas ainda apresentam depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física.

A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

 

Talvez o desejo mais comum de pacientes que procuram realizar lipoaspiração é se livrarem daquelas gorduras laterais, que mesmo com dieta e exercício físico custam a sair.

Na busca por um contorno corporal melhor, a lipoaspiração desta região é uma parte fundamental para obtermos uma cintura mais fina e um resultado satisfatório!

 

A lipoaspiração de gordura no dorso é fundamental para manter a harmonia e obtermos um contorno corporal adequado no pós-operatório.

Além disso, conseguimos desfazer aderências da pele que formam aqueles ‘pneuzinhos’, deixando uma transição suave entre as costas e região da cintura.

É importante saber que a qualidade da elasticidade da pele é crucial para que o resultado da sua lipoaspiração seja o que você espera.⁣

Caso você seja propensa a ficar com a pele flácida após passar por uma lipoaspiração, o melhor a fazer é conversar com seu cirurgião, para que, após a lipo seja feito também uma plástica para retirar o excesso de pele.

IMPORTANTE: A LIPOASPIRAÇÃO NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM TRATAMENTOS PARA PERDA DE PESO E EMAGRECIMENTO E NÃO DEVE SUBSTITUIR PROGRAMAS PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE

MAS ENTÃO, QUEM É O CANDIDATO IDEAL?

• Adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular;
• Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
• Não fumantes;
• Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;
• Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.

Como se preparar:

  • Esteja em boas condições clínicas: Seu passado médico deve ser revisado e avaliado, e possíveis comorbidades devem ser estabilizadas antes de realizar o procedimento. Converse sobre medicações em uso, cirurgias prévias, alergias conhecidas.
  • Seja avaliada: O exame físico é fundamental para definir  qual a melhor técnica para o seu caso.
  • Discuta suas expectativas: Explique sua motivação para realizar o procedimento, o que você espera em termos de resultado após a cirurgia. O seu cirurgião irá discutir as reais possibilidades, as limitações,  os riscos de complicações e as etapas da recuperação.

 

O procedimento:

  • Local: Procedimento realizado em ambiente hospitalar
  • Anestesia: A anestesia pode ser geral, peridural ou raquianestesia. Seu cirurgião e anestesista irão conversar a respeito da melhor opção para você.
  • Tempo de duração: Irá depender do plano cirúrgico.  Entre 1-2h
  • Pernoite em hospital: Geralmente o paciente fica em observação durante 12-24h em sala de recuperação.
 

A CIRURGIA:

A cirurgia é realizada através de incisões com cerca de 1cm em locais que apresentam estatisticamente boa cicatrização e que irão ficar escondidas nas roupas. O cirurgião previamente à cirurgia irá determinar as áreas de depósito de gordura e juntamente com você irão definir as áreas que irão ser lipoaspiradas. No caso de lipoescultura, após a lipoaspiração, a gordura retirada é preparada e colocada em regiões para realçar o contorno corporal, como glúteos e depressões em culotes principalmente.

 

Posso aumentar meu bumbum colocando gordura?

A lipoescultura, como é conhecida a técnica que se baseia no aproveitamento da gordura retirada através da lipoaspiração, permite a busca por uma silhueta mais agradável e harmônica.⁣

Essa gordura pode ser colocada na região glútea melhorando o contorno, corrigindo irregularidades ou aumentando o seu volume.

Esse aumento é permanente?⁣

Após a colocação da gordura, ela passa pelo processo de integração no local enxertado. Espera-se que em torno de 60% da gordura enxertada adapte-se ao novo local e passe a ser permanente nesta região 

Lembrando que esta gordura também passará por modificações causadas por oscilações de peso!

RECUPERAÇÃO:

O repouso é necessário durante os primeiros dias, onde a paciente sentirá maior desconforto. Banhos com auxílio e cuidados como o uso da malha modeladora e meias para prevenção de trombose venosa e o uso de medicações prescritas é essencial. Aos poucos conforme a evolução, a paciente irá poder retomar suas atividades normais, em torno de 21-30 dias. A drenagem linfática é recomendada precocemente e encorajada a ser feita.

RESULTADOS:

O inchaço causado pela cirurgia desapareça após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

 

Alguns pacientes desejam realizar lipoaspiração porém tem medo de ficar com um aspecto abdominal artificial.

O que podemos fazer? ⁣

Um abdômen possui concavidades e convexidades causadas pelo volume e forma dos músculos abdominais e áreas de aderências que determinam a sua forma natural, e devemos respeitar esta forma para trazermos o melhor resultado possível.

Este princípio é a base para as lipoaspirações de definição abdominal. ⁣

Porém a escolha do grau de definição não depende somente da vontade do paciente. Por exemplo, a lipoaspiração de alta definição está indicado para pessoas que já possuem um perfil atlético, e serve como um aprimoramento da forma, e não como uma redução drástica das medidas (como qualquer lipo). 

Então tudo dependerá da avaliação de suas características físicas, grau de lipodistrofia e estilo de vida.⁣

E sempre importante lembrar: manter um estilo de vida saudável e praticar exercícios potencializam os resultados da lipoaspiração a longo prazo!⁣

 

Sabemos que existem indicações específicas para realizar qualquer cirurgia de contorno corporal, inclusive lipoaspiração, e que seguir estes critérios é importante para a segurança da paciente e para obtermos resultados satisfatórios.

Mas existe um grupo de pacientes que se beneficia ainda mais ao seguir algumas modificações no estilo de vida.
⁣⁣
Estudos demonstraram que pacientes comprometidos com uma mudança positiva no estilo de vida, envolvendo dieta saudável e exercício físico regular ou que já praticavam um estilo de vida saudável e que o mantinha no pós-operatório, tiveram os melhores índices de autoavaliação e satisfação com a lipoaspiração no pós-operatório e maior durabilidade dos resultados!!

Portanto, é preferível que os pacientes se comprometam com as mudanças necessárias na dieta, exercício e modificação do estilo de vida ANTES de serem submetidos à cirurgia para obter maior satisfação DEPOIS! Além disso, continuar com estes hábitos irão ajudar a manter os resultados!! 

É responsabilidade do cirurgião abordar todas as preocupações, expectativas e objetivos anteriores ao procedimento, a fim de estabelecer expectativas realistas do procedimento para o paciente.

 

Dúvidas? Pergunte!

Agende sua avaliação!

Telefone: (51) 3029-2099

WhatsApp: (51) 99505-3269

Porto Alegre: Rua Castro Alves 951, Bairro Rio Branco

Open chat