Mamoplastia de aumento

AUMENTO MAMÁRIO

O PROCEDIMENTO MAIS PROCURADO EM CIRURGIA PLÁSTICA

Mulheres que estão insatisfeitas  com o tamanho da sua mama, a cirurgia de aumento de mama é uma opção a ser considerara. O aumento de mama tem como objetivos principais: Aumentar o tamanho e projeção de seus seios, melhorar o equilíbrio de seu corpo e melhorar a sua autoestima e autoconfiança.

Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia ou lesão. Pacientes que apresentam alguma alteração mamária como síndrome de Poland, onde nao ocorre o desenvolvimento mamário, também são candidatas e candidatos para o procedimento. O aumento mamário também é indicado para pacientes candidatas à cirurgia de redesignação sexual.

Como se preparar:

  • Esteja em boas condições clínicas: Seu passado médico deve ser revisado e avaliado, e possíveis comorbidades devem ser estabilizadas antes de realizar o procedimento. Converse sobre medicações em uso, cirurgias prévias, alergias conhecidas.
  • Seja avaliada: O exame físico é fundamental para definir  qual a melhor técnica para o seu caso.
  • Discuta suas expectativas: Explique sua motivação para realizar o procedimento, o que você espera em termos de resultado após a cirurgia. O seu cirurgião irá discutir as reais possibilidades, as limitações,  os riscos de complicações e as etapas da recuperação.
 

O procedimento:

  • Local: Procedimento realizado em ambiente hospitalar
  • Anestesia: A anestesia pode ser geral, peridural ou raquianestesia. Seu cirurgião e anestesista irão conversar a respeito da melhor opção para você.
  • Tempo de duração: Irá depender do plano cirúrgico.  Entre 1-2h
  • Pernoite em hospital: Geralmente o paciente fica em observação durante 12h em sala de recuperação.
 

INCISOES:

As incisões são feitas em áreas discretas para ajudar a minimizar que a cicatriz fique visível. Você e seu cirurgião plástico irão discutir quais opções de incisão são apropriadas para o resultado que deseja. As opções de incisão incluem:

– Incisão inframamária,
– Incisão transaxilar,
– Incisão periareolar.

As incisões variam com o tipo de implante, o volume desejado, as particularidades anatômicas e a preferência do cirurgião.

 

ESCOLHENDO O TAMANHO DO IMPLANTE:

Esta imagem mostra apenas um pouco do que avaliamos para planejar uma cirurgia mamária. Muitas vezes no consultório recebemos pacientes que desejam aumentar, diminuir, levantar as mamas ou todas opções ao mesmo tempo.

Após um exame físico minucioso, conseguimos definir qual a técnica mais adequada, e isso inclui posicionamento de incisões, retirada de tecido ou nāo, qual melhor plano (subglandular ou submuscular) e o melhor tipo de implante mamário para o seu caso (perfil, textura, forma e tamanho)

Esta é apenas uma pequena parte de todo processo de tomada de decisão, mas é a mais importante!

A partir disto, podemos definir também outras características do implante além do volume, como o perfil e forma, aqui embaixo eu explico um pouco: 

Abaixo um exemplo simples de como é feito o processo de decisão do tamanho a partir da forma do tórax e todas as medidas anatômicas tomadas em consulta:

Portanto, a decisão do volume da prótese é multifatorial e engloba avaliações subjetivas e objetivas, e no final, deve ser conjunta!

O tamanho e a forma dos seios são importantes. Converse com seu cirurgião sobre suas expectativas. O tipo e o tamanho do implante serão determinados não apenas pelo seu desejado de aumento no tamanho, mas, também, pela elasticidade da pele, anatomia e tipo físico.

Opções de implantes mamários

Implantes de silicone são preenchidos com gel coesivo. Estes implantes têm a textura muito parecida como o tecido natural da mama. Em caso de ruptura do implante, o gel pode permanecer no interior do invólucro. A ruptura de um implante de silicone não diminui a mama, logo você deve consultar seu cirurgião plástico regularmente para garantir que os implantes estejam em condições normais. Exame de ultrassom ou de ressonância magnética podem avaliar a condição do implante mamário.

ONDE A PRÓTESE SERÁ INSERIDA?

Após a incisão, determina-se o local onde a prótese mamária será inserida:
• Sob o músculo peitoral (colocação submuscular),
• Diretamente atrás do tecido mamário, sobre o músculo peitoral (colocação submamária / subglandular).

O método para inserir e posicionar os implantes depende do tipo de implante, do volume pretendido, de particularidades anatômicas e de recomendações do cirurgião. Geralmente pacientes que apresentam pouca cobertura de pele e tecido subcutâneo necessitam colocar o implante abaixo do músculo peitoral para evitar a visibilidade do implante e obter uma forma mais natural, além de evitar complicações como rippling. O exame físico e a consulta irão definir o que é melhor para você.

RECUPERAÇÃO:

Após a alta hospitalar é esperado você irá sentir dor e inchaço por algumas semanas. Exercício físico e atividades normais serão liberados seguindo orientação de seu cirurgião plástico, o que geralmente ocorre em torno de 30 dias. Após 15 dias geralmente a paciente começa a se sentir melhor e aos poucos irá voltando à rotina normal.

É importante saber que os resultados da cirurgia de implante de mama não são permanentes e os mesmos podem exigir substituição ao longo da vida. Você deve fazer acompanhamento com seu cirurgião plástico para discutir mudanças em seus seios. Com o tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, a fatores hormonais e à gravidade. Se, depois de alguns anos, você se tornar insatisfeita com a aparência de seus seios, você pode optar por se submeter a um procedimento de lifting de mama ou troca.

 

“Quero minhas mamas bem juntas, apontando para a frente” 

Este pedido é bastante comum durante uma consulta para cirurgia mamária, principalmente de pacientes que desejam realizar o aumento mamário através de próteses de silicone.

Mas você sabia que o formato do tórax pode influenciar no eixo, na projeção das mamas e na distância entre os mamilos? 

Durante o exame físico, além dos aspectos estruturais da mama (volume, densidade, qualidade da pele, grau de ptose e outros aspectos mais..), verificamos em qual formato de tórax ela está inserida! 

Como podemos ver na imagem, tórax com formatos planos podem manter a projeção “para frente” e a distância entre os mamilos de uma forma geral permanece inalterada. Já nos casos onde o tórax possui uma forma mais aberta ou fechada, poderemos ter diferentes angulações da projeção da mama.

Muito importante expor estes aspectos durante a consulta, para a paciente entender que existem muitos fatores anatômicos que influenciam no resultado final! 

Mas tem como fazer algo para obter o resultado que eu desejo? 

Respeitando todas as limitaçōes e a anatomia da paciente, podemos utilizar próteses com bases mais largas ou estreitas, perfis altos ou super altos e até realizar enxertia de gordura para realçar a forma da mama.⁣

Como sei o que é melhor para mim? ⁣

Consultando e tirando todas suas dúvidas! Estou à sua disposição! 

SE PREPARE PARA A PRIMEIRA CONSULTA: O QUE PERGUNTAR AO CIRURGIÃO?

Como em qualquer cirurgia, informação é essencial para preparar-se para o seu procedimento e estar certa da sua escolha.

Se você pretende consultar e na hora der um ‘branco’, separei aqui algumas perguntas importantes que você deve fazer ao seu cirurgião durante a primeira consulta:⁣

☝️ Quais são os riscos da cirurgia e as complicações?⁣
☝️ Como é feita a anestesia?⁣
☝️ Quais os tipos de incisōes e como fica a cicatriz?⁣
☝️ Qual o volume adequado para mim?⁣
☝️ É necessário inserir a prótese embaixo do músculo?⁣
☝️ Qual tipo de prótese e marca que irá utilizar?⁣
☝️ Qual o local da realização do procedimento?⁣
☝️ Devo realizar algum exame pré-operatório?⁣
☝️ O que esperar do pós operatório e resultados?⁣
☝️ Quais os cuidados que se deve ter depois da cirurgia e por quanto tempo?⁣

▫️ E não tenha vergonha ou receio de fazer qualquer pergunta, é o momento certo para isso! 

É papel do cirurgião manter uma relação de confiança com seu paciente, e para isso, ele deve informar os prós e contras de qualquer procedimento, bem como ser realista com relação aos resultados.⁣

AGENDE UMA CONSULTA!

ATENDIMENTO

 

Open chat